Santa Cruz tem uma área total de 125 km² de extensão, ou seja, próximo a 10% da área total da cidade do Rio de Janeiro. Faz divisa com os bairros de Sepetiba, Guaratiba e Paciência, todos localizados na Zona Oeste. A região é formada por terrenos de terras de aluvião, mangues e áreas edificadas.
Apesar do alto número de moradores, Santa Cruz é considerado um dos locais do Rio de Janeiro com maior número de áreas vazias. A expectativa, no entanto, é de grande valorização imobiliária com a aprovação de novas leis urbanísticas atualmente tramitando na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro. Somado aos atuais investimentos em mobilidade urbana, a região é a aposta do mercado imobiliário nos próximos anos.
A zona oeste é, hoje, a maior responsável pelo crescimento do setor imobiliário carioca. Formada por bairros em pleno desenvolvimento
Há ainda expectativa de maior crescimento populacional nos próximos anos. Para isso, planejamento é crucial.
De acordo com dados do mercado imobiliário, na última década cerca de 70% dos lançamentos de imóveis no Rio de Janeiro se concentraram na zona oeste.
Dados do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-Rio) apontam que mais de 10 mil corretores de imóveis atuam na região, o que representa um total de 21% dos inscritos ativos nos quadros da instituição.