Caso aprovado o PLC 56/2018 irá autorizar o parcelamento do solo urbano do Rio de Janeiro. Com isso, em Santa Cruz, o tamanho mínimo dos lotes será reduzido, permitindo maior ocupação. Já o PLC 57/2018 pretende flexibilizar o tipo de uso do solo – para fins comerciais, residenciais, industriais, etc - e a ocupação do solo – tamanho das edificações, por exemplo.
As possíveis mudanças na legislação urbanística teriam alto impacto para região de Santa Cruz, pois iriam facilitar a venda de terrenos e atrair novos empreendimentos imobiliários. A nova legislação ainda prevê a instituição de uma Zona de Desenvolvimento Metropolitano (ZDM), localizado do lado esquerdo da Av.Brasil, em direção ao Centro, na altura de Santa Cruz e Paciência.
É uma zona estimulada por lei para ter empreendimentos, empresas, indústrias e residências. A estimativa é que com as modificações na legislação vigente, os investimentos na região serão ainda maiores, pois os preços ainda são considerados baratos.
O COES possui apenas 43 artigos (muito menos que o antigo COE - que possui 830), facilitando a introdução do auto licenciamento no futuro. O texto ainda traz novidades nas seções para reformas de imóveis tombados e não tombados.